A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano

Autores

  • Maria Auxiliadora Dessen Universidade de Brasília
  • Ana da Costa Polonia Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003

Palavras-chave:

Família, Escola, Desenvolvimento humano

Resumo

Escola e família constituem dois contextos de desenvolvimento fundamentais para a trajetória de vida das pessoas. Neste artigo, são destacadas as contribuições destes contextos para a promoção do desenvolvimento humano, enfatizando suas implicações nos processos evolutivos. Questões sobre configurações, vínculos familiares e a importância da rede social de apoio para o desenvolvimento da família são discutidas. Focalizam-se as funções da escola, considerando sua influência nas pessoas em desenvolvimento. Apontam-se algumas considerações sobre a necessidade de compreender as inter-relações entre escola e família, visando facilitar a aprendizagem e desenvolvimento humano. A integração entre esses dois contextos é destacada como desafio para a prática profissional e pesquisa empírica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Pesquisas Teóricas

Como Citar

Dessen, M. A., & Polonia, A. da C. (2007). A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano . Paidéia (Ribeirão Preto), 17(36), 21-32. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003