Percepção de padrões concêntricos em crianças de 8 a 13 anos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000200009Palavras-chave:
Sensibilidade ao contraste, Desenvolvimento visual, Crianças, Freqüência radial, Método da escolha forçadaResumo
O objetivo deste trabalho foi mensurar a função de sensibilidade ao contraste de padrões circulares concêntricos (FSCr) com freqüências radiais de 0,25; 0,5; 1,0 e 2,0 cpg em crianças (8-9, 10-11 e 12-13 anos) e adultos jovens. Foram estimados limiares de contraste para 40 participantes (30 crianças e 10 adultos jovens) utilizando o método psicofísico da escolha forçada e nível baixo de luminância. Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e se encontravam livres de doenças oculares identificáveis. Os resultados mostraram que as curvas de FSCr de crianças de 8-9, 10-11 e 12-13 anos melhoram de forma significativa com a idade. Os resultados mostraram ainda que a FSCr de crianças de 12-13 anos é mais baixa do que a de adultos jovens. Estes resultados sugerem que o desenvolvimento da percepção visual de estímulos circulares concêntricos ocorre gradualmente se prolongando além dos 12-13 anos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.