desafio de la supervisión y pesquisa-acción en los casos de abuso sexual: los profesores y sus cuestiones

Autores

  • Liana Fortunato Costa Universidade de Brasília
  • Maria Alexina Ribeiro Universidade Católica de Brasília
  • Maria Aparecida Penso Universidade Católica de Brasília
  • Tânia Mara Campos de Almeida Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000200012

Palavras-chave:

Psicológos, Abuso sexual, Ensino da Psicologia, Ensino superior

Resumo

Após desenvolvermos por quatro anos uma pesquisa-ação voltada ao atendimento familiar em grupo, com casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, procuramos conhecer sentimentos e dificuldades na sua implementação com relação aos professores que coordenam, supervisionam, atendem e são responsáveis pelo projeto como um todo. Os sujeitos foram seis professores universitários, responsáveis e atuantes no projeto: cinco deles do sexo feminino e um do masculino, faixa etária entre 30 e 57 anos, tempo de graduação entre 10 e 33 anos. O instrumento foi enviado e respondido por e-mail. Os resultados mostraram que questões emocionais, de gênero e de experiência pessoal estão presentes na supervisão sobre este tema. As supervisoras, embora vistas como frágeis por serem mulheres, expressam uma contribuição significativa para a vida pública e política, por intermédio da criação de oportunidades para que mulheres e crianças tenham vez e voz, além de evidenciarem questões de hierarquia e poder.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Costa, L. F., Ribeiro, M. A., Penso, M. A., & Almeida, T. M. C. de. (2008). desafio de la supervisión y pesquisa-acción en los casos de abuso sexual: los profesores y sus cuestiones . Paidéia (Ribeirão Preto), 18(40), 355-370. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000200012