Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar

Autores

  • Camila Ferreira de Ávila Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Miriam Tachibana Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tânia Maria José Aiello Vaisberg Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100014

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Desenho, Imaginário coletivo

Resumo

Este trabalho objetivou a investigação psicanalítica do imaginário coletivo de professores de ensino superior sobre inclusão escolar. Foi realizada uma entrevista grupal para abordagem da pessoalidade coletiva, com 12 docentes dos cursos de Letras e de Pedagogia. Para tal, utilizou-se o Procedimento Desenhos-Estórias com Tema como recurso mediador-dialógico, cabendo a cada professor produzir, individualmente, desenhos e histórias sobre o tema "aluno de inclusão". A partir deste material, analisado à luz do método psicanalítico, foram captados quatro campos psicológicos não conscientes: "o menino de sua mãe", "(in)capacidades", "onde está Wally?" e "a dor e a delícia". Em seu conjunto, tais campos revelaram a angústia despertada pelo processo de inclusão escolar nos professores que, em seu imaginário, concebem que o aluno com deficiência deve ser cuidado por sua mãe. Desse modo, compreende-se que o processo de inclusão demanda, além de informações técnicas, um espaço de cuidado emocional a estes profissionais.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Ávila, C. F. de, Tachibana, M., & Vaisberg, T. M. J. A. (2008). Qual é o lugar do aluno com deficiência? O imaginário coletivo de professores sobre a inclusão escolar . Paidéia (Ribeirão Preto), 18(39), 155-164. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100014