Aprendizado implícito em usuários intensivos de videogames

Autores

  • Lucio Rehbein Felmer Universidad de La Frontera
  • Paula Alonqueo Boudon Universidad de La Frontera
  • Michael Filsecker Universidad de La Frontera

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100015

Palavras-chave:

Aptidão para aprendizagem, Jogos, Educação, Processos cognitivos

Resumo

O estudo em questão procurou relacionar a evidência acumulada sobre o aprendizado implícito e o potencial impacto que o videogame pode produzir como veículo de tal aprendizado. De forma mais específica, procurou-se averiguar se a experiência intensa e prolongada com videogames gerava vantagens sobre a ausência da mesma, em situações nas quais existiam as condições para aprender de forma implícita. O estudo comparou o desempenho de jogadores intensivos (n=18), jogadores moderados (n=15), e não-jogadores (n=15), em dois exercícios experimentais especialmente desenhados para possibilitar o aprendizado implícito: uma tarefa de Tempo de Reação Serial (TRS) e uma tarefa de Indução de Respostas Direcionadas (IRD). Os resultados de ambos exercícios, embora pouco robustos, mostram que os jogadores intensivos, assim como os moderados, apresentam facilidades para captar as regularidades implícitas, ou presentes de forma subliminar, nestes exercícios. Estes resultados são discutidos em relação à literatura disponível sobre o aprendizado implícito e o potencial do videogame como veículo de aprendizado.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Felmer, L. R., Boudon, P. A., & Filsecker, M. (2008). Aprendizado implícito em usuários intensivos de videogames . Paidéia (Ribeirão Preto), 18(39), 165-174. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100015