Programa de intervenção para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo preliminar

Autores

  • Andréia Bevilacqua Rolfsen Universidade Federal de São Carlos
  • Cláudia Maria Simões Martinez Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100016

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Rendimento escolar, Relações pais-escola

Resumo

O ingresso no ensino fundamental constitui um momento importante no processo de escolarização. A literatura aponta que orientar a família nesse processo, a partir de recursos de seu ambiente, pode ser fundamental na prevenção de dificuldades escolares. Nesse contexto, o presente estudo implementou e avaliou uma proposta de intervenção na modalidade de um Programa Psicopedagógico de Orientação a Pais (PPOP), dirigido a pais e familiares responsáveis por crianças com dificuldades de aprendizagem incluídas nas primeiras séries do ensino fundamental de escola pública regular, com objetivo de investigar as condições de implementação do PPOP. Participaram da pesquisa oito pais de alunos e seus filhos. As análises demonstraram que o Programa está apto a ser implementado em maior escala e mostrou-se satisfatório quanto à forma e conteúdo, a partir do relato dos participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Rolfsen, A. B., & Martinez, C. M. S. (2008). Programa de intervenção para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo preliminar . Paidéia (Ribeirão Preto), 18(39), 175-188. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100016