Comprometimento profissional e estressores percebidos por graduandos regulares e tecnológicos

Autores

  • Alzira Pimentel Bondan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marucia Patta Bardagi Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300013

Palavras-chave:

Estudantes, Estress, Ensino superior, Desenvolvimento profissional

Resumo

Este estudo investigou o comprometimento com a carreira e os eventos estressores percebidos em 86 universitários (51 de cursos regulares e 35 de cursos tecnológicos) de uma instituição privada de ensino superior do Rio Grande do Sul. Os participantes eram homens (81,4%) e mulheres entre 18 e 52 anos (M=25,3; DP=8,16). Os resultados apontaram maior percepção de estressores entre os alunos de cursos tecnológicos (t=3,02; gl=73; p<0,01) e maior comprometimento com a carreira entre os homens do que entre as mulheres (t=2,49; gl=18; p<0,05). Estes dados indicam que ao mesmo tempo em que apresentam maior contato com o mercado e maior conhecimento da realidade ocupacional da área de formação, diminuindo a necessidade de intervenções voltadas à transição escola-trabalho, os alunos de cursos tecnológicos enfrentam maiores dificuldades no cotidiano universitário e na integração entre as tarefas acadêmicas e profissionais. Assim, são necessárias intervenções de carreira específicas a este público.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Pesquisas Empíricas

Como Citar

Bondan, A. P., & Bardagi, M. P. (2008). Comprometimento profissional e estressores percebidos por graduandos regulares e tecnológicos . Paidéia (Ribeirão Preto), 18(41), 581-590. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300013