Raciocínio moral e uso abusivo de bebidas alcoólicas por adolescentes

Autores

  • Rita Melissa Lepre Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Raul Aragão Martins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100006

Palavras-chave:

adolescência, abuso de álcool, desenvolvimento moral

Resumo

O uso abusivo de álcool por adolescentes é uma questão que preocupa os envolvidos com a educação, uma vez que as consequências desse fato podem gerar sérios prejuízos ao processo ensino-aprendizagem e ao adolescente que abusa. Com o objetivo de contribuir para o debate na busca de uma intervenção efetiva que possa ser utilizada, sobretudo nas escolas, procuramos detectar a possível relação entre uso abusivo de álcool e raciocínio moral. Para tanto, participaram alunos do ensino médio de uma escola pública, selecionados por meio da aplicação do AUDIT (The Alcohol Use Disorder Identification Test), que posteriormente foram entrevistados, conforme a Moral Judgement Interview (MJI) proposta por Kohlberg. Os resultados obtidos revelam níveis e estágios morais aquém dos esperados. Concluímos que a prevenção pode ser pensada por meio da Educação Moral como uma proposta de intervenção efetiva contra o uso abusivo de álcool e outras drogas.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lepre, R. M., & Martins, R. A. (2009). Raciocínio moral e uso abusivo de bebidas alcoólicas por adolescentes . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(42), 39-45. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100006