Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche

Autores

  • Ana Paula de Sá Campos Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Vera Engler Cury Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100014

Palavras-chave:

aconselhamento, ludoterapia, fenomenologia, pesquisa qualitativa

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar a potencialidade terapêutica de encontros realizados pela pesquisadora com crianças de três a seis anos no contexto de uma creche. O referencial teórico utilizado foi a Abordagem Centrada na Pessoa, fundamentado na proposta terapêutica de Virgínia Mae Axline, denominada Ludoterapia Centrada na Criança. As próprias crianças geraram a estrutura dos encontros, estabelecendo com a pesquisadora uma relação que guarda semelhanças com o plantão psicológico. Trata-se de um estudo fenomenológico que adotou a construção de narrativas baseadas nos encontros terapêuticos realizados na instituição. As narrativas possibilitaram uma análise fenomenológica da relação intersubjetiva vivida nos encontros. Os resultados demonstraram a capacidade das crianças em: assumir a iniciativa pela procura espontânea por uma relação de ajuda psicológica; comunicar sentimentos a respeito de si mesmas e de seus problemas; compreender e colaborar para a estruturação da relação de ajuda psicológica.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Campos, A. P. de S., & Cury, V. E. (2009). Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(42), 115-121. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100014