Percepções de escolares com deficiência visual em relação ao seu processo de escolarização

Autores

  • Rita de Cassia Ietto Montilha Universidade Estadual de Campinas
  • Edméa Rita Temporini Universidade de São Paulo
  • Maria Inês Rubo de Souza Nobre Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto Universidade Estadual de Campinas
  • Newton Kara José Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300007

Palavras-chave:

deficiente visual, reabilitação, inclusão escolar

Resumo

A promoção da inclusão escolar de pessoas com deficiência visual demanda que os profissionais conheçam as percepções que estes alunos têm a respeito de suas limitações e possibilidades. Neste estudo, foram identificadas características e percepções de escolares com deficiência visual em relação ao seu processo de reabilitação. Foi realizado um estudo descritivo transversal com escolares de 12 anos e mais, inseridos no sistema público de um município do Estado de São Paulo. Aplicou-se questionário mediante entrevista. Obteve-se população de 26 alunos, sendo 46,2% com visão subnormal e 53,8% com cegueira, com média de idade de 17,1 anos. A repetência escolar foi declarada por 73,1%. Entre as dificuldades escolares decorrentes da cegueira, sobressaiu-se a leitura de livros didáticos e, entre as decorrentes da visão subnormal, a visualização da lousa. O nível de escolaridade mostrou-se baixo em relação à média de idade. Evidenciaram-se percepções coerentes em relação à problemática da inclusão escolar.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Montilha, R. de C. I., Temporini, E. R., Nobre, M. I. R. de S., Gasparetto, M. E. R. F., & José, N. K. (2009). Percepções de escolares com deficiência visual em relação ao seu processo de escolarização . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(44), 333-339. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300007