Atribuição de estados mentais e compreensão conversacional: estudo com pré-escolares

Autores

  • Maria Regina Maluf Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Eliana Cristina Gallo-Penna Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria José dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100006

Palavras-chave:

teoria da mente, pré-escolares, pragmática

Resumo

A habilidade de atribuir a si próprio e ao outro estados mentais como desejos, intenções e crenças é denominada teoria da mente. Pesquisas recentes mostram relações entre aspectos da linguagem e aquisição de uma teoria da mente. Este estudo investiga as relações entre compreensão conversacional, entendida como um aspecto da pragmática da linguagem, e a atribuição de estados mentais. Participaram da pesquisa 28 crianças de quatro a seis anos, de ambos os sexos, de nível socioeconômico baixo, distribuídas em dois grupos de idade. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação individual de tarefas de compreensão conversacional e de teoria da mente. Os resultados mostraram efeito da idade a favor das crianças mais velhas, para as duas variáveis, bem como uma correlação positiva entre elas, o que está de acordo com achados de pesquisas anteriores.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Maluf, M. R., Gallo-Penna, E. C., & Santos, M. J. dos. (2011). Atribuição de estados mentais e compreensão conversacional: estudo com pré-escolares . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(48), 41-50. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100006