Atribuição de estados mentais e compreensão conversacional: estudo com pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100006Palavras-chave:
teoria da mente, pré-escolares, pragmáticaResumo
A habilidade de atribuir a si próprio e ao outro estados mentais como desejos, intenções e crenças é denominada teoria da mente. Pesquisas recentes mostram relações entre aspectos da linguagem e aquisição de uma teoria da mente. Este estudo investiga as relações entre compreensão conversacional, entendida como um aspecto da pragmática da linguagem, e a atribuição de estados mentais. Participaram da pesquisa 28 crianças de quatro a seis anos, de ambos os sexos, de nível socioeconômico baixo, distribuídas em dois grupos de idade. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação individual de tarefas de compreensão conversacional e de teoria da mente. Os resultados mostraram efeito da idade a favor das crianças mais velhas, para as duas variáveis, bem como uma correlação positiva entre elas, o que está de acordo com achados de pesquisas anteriores.Downloads
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