Práticas educativas parentais e repertório comportamental infantil: comparando crianças diferenciadas pelo comportamento

Autores

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista
  • Sonia Regina Loureiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100008

Palavras-chave:

práticas de criação infantil, interação social, distúrbios de comportamento

Resumo

A identificação de práticas parentais contingentes aos comportamentos dos filhos é importante para subsidiar intervenções. Este estudo teve como objetivo comparar práticas educativas parentais e comportamentos de crianças de um grupo de crianças considerado clínico/com problema de comportamento (n = 27), com um grupo de crianças não clínico/sem problema de comportamento (n = 26). O critério de inclusão das crianças nos grupos clínico e não clínico foi obtido a partir do CBCL, e os dados da interação pais-filhos foram colhidos por meio do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P), que avalia práticas positivas e negativas de educação, contexto, problemas de comportamento e habilidades sociais infantis. Procedeu-se às análises qualitativa e quantitativa (Teste Mann Whitney) de forma a comparar os grupos. Os resultados apontam que os comportamentos que diferenciam os grupos clínico e não clínico são, sobretudo, os relacionados às práticas educativas positivas e às habilidades sociais infantis.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2011). Práticas educativas parentais e repertório comportamental infantil: comparando crianças diferenciadas pelo comportamento . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(48), 61-71. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100008