Sigmund Freud, da psicoprofilaxia à educação psicanaliticamente esclarecida: um percurso

Autores

  • Gleisson Roberto Schmidt Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100014

Palavras-chave:

ajustamento emocional, psicoprofilaxia, organização pulsional, complexo de Édipo, objetivos educacionais

Resumo

Não foram poucas as oportunidades nas quais Freud fez comentários sobre a educação, cuja diversidade alimenta idas e vindas sobre seus textos, no intuito de elucidar aquilo que teria sido sua suposta "tese" sobre o assunto. Neste trabalho tentamos descrever e analisar os pressupostos e as contribuições deste psicanalista no campo da educação a partir de suas elaborações acerca da sexualidade infantil e da organização pulsional. Pretendemos mostrar que Freud abandona, ao longo de sua obra, o ideal de uma educação psicoprofilática, não obstante mantenha sempre presente a esperança de uma "outra educação", menos repressora e mais sublimadora.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Schmidt, G. R. (2011). Sigmund Freud, da psicoprofilaxia à educação psicanaliticamente esclarecida: um percurso . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(48), 119-127. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100014