Educação inclusiva: análise e intervenção em uma sala de recursos

Autores

  • Marileide Antunes de Oliveira Universidade Estadual Paulista
  • Lúcia Pereira Leite Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200007

Palavras-chave:

educação inclusiva, psicologia educacional, objetivos educacionais, currículo, educação especial

Resumo

Este artigo se fundamenta no Paradigma de Suportes que norteia a educação inclusiva, a qual prevê ajustes educacionais para que todos os alunos participem da escola comum. O estudo teve por objetivo analisar o funcionamento de uma sala de recursos e descrever a intervenção realizada com uma professora especialista. A coleta de dados consistiu das fases: (a) descrição da sala de recursos; (b) análise do plano de ensino da professora; (c) aplicação de entrevistas e discussões sobre teoria e prática na educação inclusiva com a professora especialista; (d) preenchimento do documento de adaptações curriculares individuais para os alunos. A análise contou com os procedimentos: caracterização da realidade investigada, análise das entrevistas e análise comparativa das adaptações curriculares. Como resultados, o estudo aponta a existência de divergências entre políticas educacionais e realidade escolar investigada. A intervenção permitiu que a professora refletisse sobre a sua atuação com base em novos procedimentos de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Oliveira, M. A. de, & Leite, L. P. (2011). Educação inclusiva: análise e intervenção em uma sala de recursos . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(49), 197-205. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200007