A desconstrução do conceito de dislexia: conflito entre verdades

Autores

  • Giselle Massi Universidade Tuiuti do Paraná
  • Ana Paula de Oliveira Santana Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300013

Palavras-chave:

dislexia, linguagem, clínica

Resumo

Neste artigo discute-se a desconstrução do conceito de dislexia que se situa em dois polos: nas ciências da saúde que apresentam como causas da dislexia fatores orgânicos (funcionamento cerebral, fatores genéticos, dificuldades cognitivas) e nas ciências humanas, causas ligadas a fatores sociais (letramento, singularidades, fatores educacionais) cujas implicações recaem sobre dificuldades das crianças. Em um polo, há a construção de uma patologia, no outro, sua desconstrução por meio de conceitos como heterogeneidade e diferenças socioculturais. Trata-se de discussão relevante uma vez que os profissionais que trabalham nessas áreas tornam-se cúmplices ou críticos de uma dessas interpretações da realidade.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Massi, G., & Santana, A. P. de O. (2011). A desconstrução do conceito de dislexia: conflito entre verdades . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(50), 403-411. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300013