Temperamento de Crianças e Diferenças de Gênero

Autores

  • Luciana Cosentino-Rocha Universidade de Sao Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto
  • Maria Beatriz Martins Linhares Universidade de Sao Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirao Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272354201308

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar estudos sobre o efeito do temperamento e gênero no desenvolvimento, do nascimento até a idade escolar. Uma revisão sistemática foi realizada nas bases PubMed, PsycInfo, Web of Science, LILACS and SciELO. As palavras-chave temperament e gender ou sex differences foram usadas para identificar estudos empíricos publicados entre 2004 e Abril/2009. Os resultados mostraram que nos estudos sobre amostras de crianças com desenvolvimento típico, meninos apresentaram maiores escores do que as meninas nas dimensões Emocionalidade Negativa, Impulsividade, Atividade e Comportamento de Aproximação, enquanto as meninas tinham maiores escores que os meninos nas dimensões Medo, Cooperação e Humor Positivo. O Controle com Esforço foi estudado em crianças com riscos biológicos e psicossociais, nos quais as meninas mostraram maiores escores do que os meninos. Concluindo, houve diferenças nos traços de temperamento ao longo do desenvolvimento de crianças do nascimento até idade escolar associadas com a variável gênero.

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Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cosentino-Rocha, L., & Linhares, M. B. M. (2013). Temperamento de Crianças e Diferenças de Gênero. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 63-72. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201308