A Relação entre Teoria da Mente e Desenvolvimento Moral em Crianças Pré-Escolares

Autores

  • Carolina Piazzarollo Loureiro Universidade Federal do Espirito Santo
  • Debora de Hollanda Souza Universidade Federal de Sao Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272354201311

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre teoria da mente e julgamento moral (com base na intenção e com base no motivo) em uma amostra de crianças brasileiras de idade pré-escolar. Vinte e quatro crianças de 4 e 5 anos foram avaliadas por tarefas de teoria da mente e de julgamento moral. Embora a correlação entre os desempenhos nos dois tipos de tarefa não tenha se mostrado significativa, alguns efeitos importantes foram encontrados: os participantes tiveram mais facilidade para julgar os comportamentos propositais do que os acidentais; e as crianças de 5 anos tiveram um desempenho melhor do que as de 4 anos na tarefa de julgamento moral com base no motivo. Esses resultados sugerem que um julgamento moral mais sofisticado está associado a uma capacidade de diferenciar ações intencionais e não intencionais, bem como de identificar os motivos subjacentes à ação humana.

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Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Loureiro, C. P., & Souza, D. de H. (2013). A Relação entre Teoria da Mente e Desenvolvimento Moral em Crianças Pré-Escolares. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 93-101. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201311