Conteudos e Metodologias de Ensino de Avaliacao Psicologica: um Estudo com Professores

Autores

  • Ana Paula Porto Noronha Universidade Sao Francisco
  • Nelimar Ribeiro de Castro Universidade Sao Francisco
  • Fernanda Ottati Universidade Sao Francisco
  • Mariana Varandas de Camargo Barros Universidade Sao Francisco
  • Priscilla Rodrigues Santana Universidade Sao Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272354201315

Resumo

O presente estudo teve como objetivo verificar os conteúdos ministrados e as metodologias de ensino utilizadas por professores de graduação em Psicologia, especificamente nas disciplinas relacionadas à avaliação psicológica. O instrumento utilizado foi um questionário com duas seções, a primeira com o objetivo de caracterizar os participantes, e a segunda abordando as disciplinas ministradas. Participaram do estudo 22 professores. Dos respondentes, 72,7% eram do sexo feminino, 77,3% eram docentes de avaliação psicológica e 45,5% se formaram em universidades públicas. Para a questão aberta, sobre as disciplinas ministradas, foram estabelecidas categorias de análise e análise de juízes. Pôde-se constatar que, quanto ao conteúdo ministrado, as técnicas são ensinadas pela maior parte dos respondentes, ao lado dos fundamentos teóricos dos testes. Em contrapartida, o histórico da avaliação e os princípios da elaboração de documentos psicológicos foram os menos contemplados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Noronha, A. P. P., Castro, N. R. de, Ottati, F., Barros, M. V. de C., & Santana, P. R. (2013). Conteudos e Metodologias de Ensino de Avaliacao Psicologica: um Estudo com Professores. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(54), 129-139. https://doi.org/10.1590/1982-43272354201315