Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?

Autores

  • Paulo Rogerio Meira Menandro Universidade Federal do Espirito Santo
  • Emmanuel Zagury Tourinho Universidade Federal do Para
  • Antonio Virgilio Bittencourt Bastos Universidade Federal da Bahia
  • Oswaldo Hajime Yamamoto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272355201306

Resumo

O texto apresenta dois conjuntos de informações de interesse histórico para a Psicologia: sobre o contexto no qual foi regulamentada a profi ssão de psicólogo e sobre a formação em nível de pós-graduação. Tais informações são utilizadas para discutir a difi culdade de promover articulação de fato entre a formação em nível de graduação e a pós-graduação. Tratase de difi culdade especialmente curiosa, pois desde a fase inicial da organização da pós-graduação brasileira, a necessidade de considerar sua integração com a formação em nível de graduação foi sempre ressaltada. Ainda assim, persistem difi culdades relativas à essa integração. Algumas proposições de atividades que podem ensejar articulações entre os diferentes níveis de formação são apresentadas para o debate, tanto na esfera do ensino e da orientação como no âmbito da pesquisa, havendo menção, também, a atividades correlatas que podem servir ao mesmo objetivo.

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Publicado

2013-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Menandro, P. R. M., Tourinho, E. Z., Bastos, A. V. B., & Yamamoto, O. H. (2013). Pos-Graduacao e Graduacao: Vizinhanca sem Afinidade?. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(55), 187-196. https://doi.org/10.1590/1982-43272355201306