Niveis de Consciencia Fonologica, Memoria Operacional e Conhecimento Lexical em Escolares

Autores

  • Heloisa Helena Motta Bandini Universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas
  • Flavia Heloisa Santos Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquista Filho
  • Deisy das Gracas de Souza Universidade Federal de Sao Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272356201307

Resumo

Relações entre linguagem oral, consciência fonológica e memória operacional têm sido demonstradas empiricamente, mas consciência fonológica engloba habilidades diferentes. Este artigo teve como objetivo investigar possíveis associações entre habilidades específicas de consciência fonológica e memória operacional fonológica em alunos do primeiro ano escolar. Na fase inicial ( n = 254), o estudo avaliou habilidades de consciência fonológica e memória operacional fonológica e encontrou elevada correlação positiva entre ambas as habilidades, confirmando e estendendo resultados de estudos prévios. A segunda fase ( n = 12) avaliou o vocabulário de indivíduos que obtiveram baixos ou altos escores em memória operacional e consciência fonológica na primeira fase. Os alunos com escores reduzidos de memória operacional e consciência fonológica obtiveram baixos escores em habilidades de linguagem expressiva, indicando que a memória operacional fonológica pode ter efeitos diretos sobre o conhecimento lexical. Esses resultados contribuem para a compreensão das relações investigadas e planejamento de estratégias de ensino.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bandini, H. H. M., Santos, F. H., & Souza, D. das G. de. (2013). Niveis de Consciencia Fonologica, Memoria Operacional e Conhecimento Lexical em Escolares. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(56), 329-338. https://doi.org/10.1590/1982-43272356201307