Niveis de Consciencia Fonologica, Memoria Operacional e Conhecimento Lexical em Escolares
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272356201307Resumo
Relações entre linguagem oral, consciência fonológica e memória operacional têm sido demonstradas empiricamente, mas consciência fonológica engloba habilidades diferentes. Este artigo teve como objetivo investigar possíveis associações entre habilidades específicas de consciência fonológica e memória operacional fonológica em alunos do primeiro ano escolar. Na fase inicial ( n = 254), o estudo avaliou habilidades de consciência fonológica e memória operacional fonológica e encontrou elevada correlação positiva entre ambas as habilidades, confirmando e estendendo resultados de estudos prévios. A segunda fase ( n = 12) avaliou o vocabulário de indivíduos que obtiveram baixos ou altos escores em memória operacional e consciência fonológica na primeira fase. Os alunos com escores reduzidos de memória operacional e consciência fonológica obtiveram baixos escores em habilidades de linguagem expressiva, indicando que a memória operacional fonológica pode ter efeitos diretos sobre o conhecimento lexical. Esses resultados contribuem para a compreensão das relações investigadas e planejamento de estratégias de ensino.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Paidéia adota a Licença Creative Commons, CC-BY. Com essa licença é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, bem como remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial, conferindo os devidos créditos autorais para à revista, fornecendo link para a licença e indicando se foram feitas alterações.
Reprodução parcial de outras publicações
Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Paidéia. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.