O Primeiro Atendimento Clinico no Imaginario de Estudantes de Psicologia

Autores

  • Sueli Regina Gallo-Belluzzo Pontificia Universidade Catolica de Campinas
  • Elisa Corbett Pontificia Universidade Catolica de Campinas
  • Tania Maria Jose Aiello-Vaisberg Pontificia Universidade Catolica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272356201313

Resumo

Considerando a formação do psicólogo como um processo complexo, que articula transmissão de conhecimentos científicos e mudanças na atividade imaginativa, investigamos psicanaliticamente o imaginário coletivo de estudantes de Psicologia sobre o primeiro atendimento clínico. Realizamos entrevista grupal, da qual participaram 52 graduandos, usando o Procedimento de Desenho-Estória com Tema como favorecedor da abertura de um campo dialógico. O conjunto das produções foi considerado através do método psicanalítico, resultando na criação/encontro de quatro campos de sentido afetivo-emocional: “vim, vi e venci”, “sei que (não) sei”, “sobrevivi e salvarei” e “sou e faço”, a partir dos quais percebemos um imaginário emocionalmente imaturo sobre o encontro com o paciente, uma vez que os alunos se mostram mais centrados em si mesmos, do que preocupados com o paciente. O quadro geral indica a necessidade de cuidados em relação à formação do aluno, no sentido de facilitar uma aproximação mais amadurecida do sofrimento do outro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gallo-Belluzzo, S. R., Corbett, E., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2013). O Primeiro Atendimento Clinico no Imaginario de Estudantes de Psicologia. Paidéia (Ribeirão Preto), 23(56), 389-396. https://doi.org/10.1590/1982-43272356201313