Critérios de Progresso em Psicoterapias de Crianças na Avaliação de Psicoterapeutas

Autores

  • Lilian Pereira de Medeiros Guimarães Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Elisa Medici Pizão Yoshida Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272457201412

Resumo

O trabalho teve como objetivos fazer um levantamento junto a psicoterapeutas de crianças, de várias abordagens teóricas, sobre os critérios que consideram relevantes para aferir progresso e se estes diferem de acordo com as linhas teóricas. Os terapeutas foram contatados por meio eletrônico. Responderam a um questionário com itens compostos por critérios de mudança positiva presentes na literatura. A amostra foi composta por 154 terapeutas de crianças de diferentes regiões do Brasil. A análise envolvendo os critérios de mudança positiva e a abordagem teórica do participante sugeriram que apesar das diferenças teóricas, os psicoterapeutas, na prática, parecem se apoiar em critérios semelhantes para interpretarem o progresso em psicoterapias infantis. Os critérios mencionados poderão ser úteis para uma melhor sistematização das técnicas de psicoterapias infantis. Entretanto, devido à falta de elementos para avaliar a representatividade da amostra, sugere-se cautela na generalização dos resultados.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guimarães, L. P. de M., & Yoshida, E. M. P. (2014). Critérios de Progresso em Psicoterapias de Crianças na Avaliação de Psicoterapeutas . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(57), 95-104. https://doi.org/10.1590/1982-43272457201412