Autorregulação da aprendizagem em estudantes de pedagogia

Autores

  • Janete Aparecida da Silva Marini Faculdades Padre Anchieta
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272459201406

Resumo

A autorregulação da aprendizagem é o processo pelo qual os estudantes planejam, monitoram e regulam o próprio aprendizado. Este estudo teve por objetivo pesquisar relações entre a motivação para aprender, as teorias implícitas de inteligência e as estratégias autoprejudiciais em estudantes de Pedagogia e examinar a associação dessas variáveis no emprego das estratégias de aprendizagem. Participaram 107 estudantes de duas instituições de ensino superior privadas de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de quatro escalas do tipo Likert. A análise de regressão linear multivariada revelou que os participantes com maiores escores na Escala de Estratégias de Aprendizagem tiveram maior pontuação na motivação intrínseca e relataram menor uso de estratégias autoprejudiciais. Maior escore nas estratégias de aprendizagem metacognitivas associou-se significativamente às variáveis motivação intrínseca, extrínseca e para aprender, e com menor uso de estratégias autoprejudiciais. Os resultados são discutidos em termos das contribuições da Psicologia à formação de professores.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marini, J. A. da S., & Boruchovitch, E. (2014). Autorregulação da aprendizagem em estudantes de pedagogia . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(59), 323-330. https://doi.org/10.1590/1982-43272459201406