Criatividade e inteligência em crianças com e sem dislexia do desenvolvimento

Autores

  • Rauni Jandé Roama Alves Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tatiana de Cássia Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272459201410

Resumo

Objetivou-se verificar se a criatividade de crianças com Dislexia do Desenvolvimento (GC; n = 13) diferiria daquela apresentada por crianças sem dificuldades em leitura e escrita (GN; n = 13), verificando ainda o quanto esse construto poderia estar relacionado à inteligência nesse quadro. O teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o Teste de Criatividade Figural Infantil foram aplicados em ambos os grupos. Verificaram-se altas correlações entre inteligência e criatividade em ambos os grupos, e encontrada correlações variáveis para o mesmo tipo de análise na literatura. Não foram encontradas diferenças significativas para criatividade intergrupo, apesar de o GN ter apresentado maior média geral em criatividade e o GC maiores médias na maioria das características criativas avaliadas. Discutiu-se o possível envolvimento de construtos psicológicos/neuropsicológicos com a criatividade, como o de processamento visoespacial e emotividade.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alves, R. J. R., & Nakano, T. de C. (2014). Criatividade e inteligência em crianças com e sem dislexia do desenvolvimento . Paidéia (Ribeirão Preto), 24(59), 361-369. https://doi.org/10.1590/1982-43272459201410