Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U)

Autores

  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas; Universidade Estadual de Campinas
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco; Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272560201504

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo examinar as propriedades psicométricas de uma escala de estratégias de aprendizagem para alunos universitários. A escala contém 49 itens fechados, em forma de escala Likert, relacionados às estratégias cognitivas e metacognitivas. Foi aplicada a uma amostra de 1490 estudantes do Ensino Superior. A análise fatorial da escala revelou que 35 itens apresentaram cargas fatoriais aceitáveis e uma estrutura de três fatores: Fator 1 - Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, Fator 2 - Autorregulação dos Recursos Internos e Contextuais e Fator 3 - Autorregulação Social. Os índices de consistência interna, aferidos pelo alpha de Cronbach, foram, respectivamente, 0,87 para a escala total, 0,86 para o Fator 1, 0,71 para o 2 e 0,65 para o 3. A variância total explicada foi de 26,6%. Recomenda-se a continuidade de estudos de validade e precisão, com base na análise fatorial confirmatória para o seu melhor aproveitamento em avaliação psicoeducacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. dos. (2015). Estudos Psicométricos da Escala de Estratégias de Aprendizagem Para Estudantes Universitários (EEA-U) . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 19-27. https://doi.org/10.1590/1982-43272560201504