Monitoramento e Controle de Memória em Adultos Jovens e de Idade Intermediária

Autores

  • Maxciel Zortea Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Graciela Inchausti de Jou Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272561201512

Resumo

A maneira como adultos percebem e regulam a aprendizagem (metamemória) é importante indicador de como desempenham tarefas de memória. O objetivo deste estudo foi avaliar o monitoramento, o controle e o desempenho de memória em adultos jovens e de idade intermediária conforme tipo de item na tarefa (pares de palavras com e sem relação semântica), o momento em que os JOLs foram feitos (JOLs imediatos e tardios) e idade. Participaram 26 adultos jovens (M = 22 anos) e 18 adultos de idade intermediária (M = 47 anos), que responderam a um paradigma experimental de metamemória. Observou-se que pares de palavras relacionados levaram à maior magnitude dos JOLs e melhores escores na evocação com pista. A precisão dos JOLs foi semelhante para os grupos etários, sendo JOLs tardios mais precisos apenas para adultos jovens. Adultos de idade intermediária contaram menos com seus JOLs ou com a evocação com pista para guiar o tempo de reestudo do que adultos jovens.

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Publicado

2015-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Zortea, M., Jou, G. I. de, & Salles, J. F. de. (2015). Monitoramento e Controle de Memória em Adultos Jovens e de Idade Intermediária . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(61), 241-249. https://doi.org/10.1590/1982-43272561201512