Obstáculos à construção de políticas nacionais de arquivos no Brasil e na Espanha: uma abordagem teórico-metodológica de análise comparada
Resumo
São analisados os obstáculos à formulação de políticas nacionais de arquivos no Brasil e na Espanha. O método comparativo é utilizado como recurso, considerando-se suas possibilidades para análises comparadas de políticas públicas de informação em níveis nacionais. Além de se avaliar o alcance das políticas executadas, mostram-se também relevantes os elementos que impedem a formulação de políticas arquivísticas. A produção de conhecimento sobre o tema mostra-se fundamental para a emergência de novas discussões no espaço acadêmico e, se possível, na configuração de uma agenda política com diversos atores sociais.
Palavras-chave: Políticas nacionais de arquivos. Políticas públicas de informação. Análise comparada. Arquivos públicos. Sistemas de arquivos.
Link para o texto completo (PDF)
http://revista.ibict.br/liinc/index.php/liinc/article/viewFile/409/283
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
- a PBCIB adota a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional — CC BY 4.0;
- os autores mantêm os direitos autorais;
- a revista recebe o direito de primeira publicação;
- é permitido copiar, distribuir, adaptar e reutilizar os conteúdos;
- a atribuição dos autores e da publicação original é obrigatória;
- materiais de terceiros podem possuir licenças ou restrições próprias.
