Comportamento informacional: proposição de artefato para reflexão de interdependências entre dimensões de qualidade da informação

Autori

  • José Osvaldo De Sordi FVG Autore
  • Thiago Carandina Autore

Abstract

Seguindo os preceitos da abordagem Design Science Research, desenvolveu-se e testou-se o artefato "Engrenagem para Análise da qualidade da informação". O artefato objetiva sensibilizar os trabalhadores da informação quanto à importância da reflexão das interdependências entre as dimensões de qualidade da informação antes de se realizar qualquer ação junto ao recurso informação. Testes realizados junto a 33 funcionários, de seis micro e pequenas empresas intensivas em conhecimento, evidenciaram a efetividade do artefato. Após treinamento e uso do mesmo, observou-se alteração de comportamento informacional dos funcionários, especialmente com relação às dimensões raridade, disponibilidade, originalidade e precisão da informação.

Palavras-Chave: Comportamento informacional; Mudança de comportamento; Trabalhador da informação; Qualidade da informação.

 

Link: http://www.scielo.br/pdf/pci/v20n3/1413-9936-pci-20-03-00152.pdf

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • José Osvaldo De Sordi, FVG
    Docente pesquisador Programa de Mestrado em Administração das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP)

Riferimenti bibliografici

Pubblicato

2016-07-27

Fascicolo

Sezione

Resumos de artigos científicos

Come citare

Sordi, J. O. D., & Carandina, T. (2016). Comportamento informacional: proposição de artefato para reflexão de interdependências entre dimensões de qualidade da informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(1). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/256994