O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a)
Resumo
Objetiva estudar acerca da importância do ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). Objetiva especificamente analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de Biblioteconomia do Norte e Nordeste do Brasil; verificar se questões sobre raça e gênero são contempladas no conteúdo programático desses componentes curriculares. Discute acerca da importância do compromisso desse(a) profissional organizar, representar e disseminar adequadamente a informação étnico-racial e sobre diversidade de gêneros, atendendo assim as necessidades informacionais e os interesses de busca dos(as) diversos(as) usuários(as) em sistemas de recuperação da informação. Apresenta uma discussão crítica realizada mediante um estudo de caráter bibliográfico e exploratório sobre o ensino da ética nas práticas de representação do conhecimento – temática pouco discutida na literatura da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conclui enfatizando a necessidade de formar profissionais da informação capacitados(as) para criar instrumentos, processos e produtos inclusivos que contemplem grupos e temas sem inclinações, desvios ou preconceitos no âmbito da organização e representação da informação.
Palavras-Chave: Ensino; Organização e Tratamento da Informação; Informação Étnico-Racial. Diversidade de Gêneros. Formação; Bibliotecário(a).
Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/121/pdf_1
Downloads
Referências
Publicado
Edição
Seção
Licença
- a PBCIB adota a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional — CC BY 4.0;
- os autores mantêm os direitos autorais;
- a revista recebe o direito de primeira publicação;
- é permitido copiar, distribuir, adaptar e reutilizar os conteúdos;
- a atribuição dos autores e da publicação original é obrigatória;
- materiais de terceiros podem possuir licenças ou restrições próprias.
