MEMÓRIA DA CULTURA POPULAR: poetas da literatura de cordel no Brasil

Autores

  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque Autor
  • Izabel França de Lima Autor
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira Autor
  • Fabiana da Silva França Doutora em Ciencia da Informação UFPB Autor https://orcid.org/0000-0001-8330-4621 (não autenticado)
  • Sale Mário Gaudêncio Autor
  • Adriana Rangel Pereira Autor
  • Eveline Filgueiras Gonçalves Autor
  • Sueleém Vieira Brito Autor
  • Maria Antonia de Sousa Autor
  • Ronald Tavares Leão Moret Autor
  • Saliere da Silva Coelho Autor

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar que o mapeamento temático da Literatura de Cordel no  território brasileiro promove a democratização e acesso à arte e à cultura. O levantamento preliminar identificou, aproximadamente, três mil nomes de poetas populares, cujas obras precisam ser preservadas, considerando que preservação e disseminação de conteúdos informacionais sobre vida e obra de poetas populares brasileiros e os temas por eles abordados em seus versos, auxiliam na transmissão da cultura, de geração a geração e na apropriação do sujeito dos aspectos do patrimônio cultural. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo documental. E espera-se, com essa investigação alcançar a preservação e disseminação de conteúdos informacionais sobre vida e obra de poetas populares brasileiros, a construção de fonte de informação online que subsidie pesquisas acadêmicas na área de cultura popular e  dar visibilidade ao poeta popular em suas múltiplas dimensões.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque
    Professora do Departamento de  Ciência da Informação e do Pós-graduação em Ciência da Informação/UFPB
  • Izabel França de Lima
    Professora do Departamento de  Ciência da Informação e do Pós-graduação em Ciência da Informação/UFPB
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira
    Professora do Departamento de  Ciência da Informação e do Pós-graduação em Ciência da Informação/UFPB
  • Fabiana da Silva França, Doutora em Ciencia da Informação UFPB

    Doutora em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB/PDSE/CAPES/UPF). Bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba.

  • Sale Mário Gaudêncio
    Bibliotecário da EdUFERSA. Mestre em Ciência da Informação.
  • Adriana Rangel Pereira
    Bibliotecária do TCE. Mestre em Ciência da Informação.
  • Eveline Filgueiras Gonçalves
    Bibliotecária da FUB/UnB. Doutoranda em Ciência da Informação
  • Sueleém Vieira Brito

    Bibliotecária UFPB. Mestranda em Ciência da Informação. 

  • Maria Antonia de Sousa
    Bibliotecária UFCG. Mestre em Ciência da Informação.
  • Ronald Tavares Leão Moret
    Alunos da Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.
  • Saliere da Silva Coelho
    Alunos da Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

Downloads

Publicado

2016-11-29

Edição

Seção

Pesquisas em andamento

Como Citar

de Albuquerque, M. E. B. C., de Lima, I. F., Oliveira, B. M. J. F. de, França, F. da S., Gaudêncio, S. M., Pereira, A. R., Gonçalves, E. F., Brito, S. V., Sousa, M. A. de, Moret, R. T. L., & Coelho, S. da S. (2016). MEMÓRIA DA CULTURA POPULAR: poetas da literatura de cordel no Brasil. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 11(2). https://revistas.usp.br/pbcib/article/view/259211