A Perspectiva das Pedras: Considerações sobre os novos Materialismos e as Epistemologias Ecológicas

Autores

  • Isabel Cristina de Moura Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n1.p69-79

Resumo

Este ensaio propõe a noção de epistemologias ecológicas e suas implicações para a pesquisa em educação ambiental. Estas epistemologias buscam demarcar a dimensão ecológica de uma virada ontológica na direção da simetria entre diferentes regimes de conhecimento e entre humanos e não humanos. Esse movimento pode ser identificado na obra de autores como Tim Ingold, Bruno Latour, Descola, De Landa, Deleuze e Guattari. Tendo esse debate ao fundo, o conceito proposto de epistemologias ecológicas apresenta-se como uma noção necessariamente plural. Não pretende designar uma unidade teórica, mas um movimento de abertura epistêmica inspirado na simetria, na materialidade e nos fluxos que tencionam a grande divisão sujeito e objeto, natureza e cultura. Trata- se, nessa perspectiva epistemológica, de tomar o saber não como um conhecimento sobre o mundo, mas considerar regimes de conhecimento que se produzem com o mundo. Tal postura se contrapõe à via régia da ciência moderna, sustentada sobre a externalidade de um sujeito cognoscente humano fora do mundo, da natureza, e senhor de seus objetos de conhecimento.

Palavras-chave: Ontologia simétrica. Novos materialismos. Epistemologias ecológicas.

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Publicado

2014-06-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carvalho, I. C. de M. (2014). A Perspectiva das Pedras: Considerações sobre os novos Materialismos e as Epistemologias Ecológicas. Pesquisa Em Educação Ambiental, 9(1), 69-79. https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n1.p69-79