O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p71-95Palavras-chave:
Trajetórias, Educação Ambiental, Coletivos EducadoresResumo
O trabalho caracterizou o Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR) a partir das narrativas de seus participantes e verificou em que medida suas histórias de vida contribuíram para o seu processo de formação como educadores ambientais. Participaram desta pesquisa 46 pessoas envolvidas com o CESCAR que escreveram sobre suas histórias/experiências na área ambiental. Os referenciais teóricos adotados foram as Narrativas e a Análise Textual Discursiva. A análise das narrativas mostrou a relação entre a história de vida e a formação do Educador Ambiental, caracterizando o CESCAR como um grupo de pessoas de diferentes áreas do conhecimento, comprometidas com as questões socioambientais e políticas. Observou-se também que o interesse pelas questões ambientais surge em diferentes fases da vida e por diferentes motivos. Dessa forma, os resultados indicam que o processo de formação dos educadores ambientais do CESCAR está intimamente relacionado à história de vida de cada um deles.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-01-01
Edição
Seção
nd1507190987
Como Citar
Santos, S. A. M. dos, Prudêncio, C. A. V., & Oliveira, H. T. de. (2010). O perfil dos educadores ambientais participantes do CESCAR: a relação entre as trajetórias de vida e os processos de formação dos representantes das instituições parceiras e dos participantes dos processos formativos . Pesquisa Em Educação Ambiental, 5(1), 71-95. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v5i1p71-95