Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p67-84Resumo
Este artigo apresenta dados quantitativos e qualitativos de estudos exploratórios em escolas da rede pública do Distrito Federal relativos a projetos de educação ambiental (EA) e tem como objetivo identificar a sistematização e continuidade desses projetos, a participação da comunidade escolar nos mesmos e as dificuldades no seu desenvolvimento. Os dados foram coletados por meio de contato eletrônico, reuniões com professores e visitas às escolas e foram categorizados no processo analítico. Os resultados indicam que a maioria dos projetos investigados não tem continuidade, foi desenvolvida de maneira isolada, com pouca sistematização e participação de professores. Entre as dificuldades apontadas pelos professores destaca-se a falta de apoio e de recursos para os projetos. A investigação sinalizou a necessidade de organização das escolas de forma a permitir uma dinâmica de trabalho interdisciplinar por meio da qual ações de EA sejam inseridas no projeto político-pedagógico de cada escola, em processo de construção coletiva assumido de maneira continuada pela comunidade escolar.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-01-10
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Guimarães, Z. F. S., Santos, W. L. P. dos, Machado, P. F. L., & Baptista, J. de A. (2013). Projetos de educação ambiental em escolas: a necessidade da sistematização para superar a informalidade e o improviso. Pesquisa Em Educação Ambiental, 7(1), 67-84. https://doi.org/10.11606/issn.2177-580X.v7i1p67-84