Scenic-eterno - efímera continuidad en el trabajo del actor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7838..pesquisator.2013.44970Palabras clave:
actor, interpretación, casualidad, fugacidadResumen
A arte do ator, diferente do que muitos supõem, não tem fim. Está atrelada ao Princípio de Continuidade, correspondendo assim à Semiótica de Charles Sanders Peirce. Seu percurso é um trilhar estético em constante mutação. Uma cadeia contínua que não termina, mesmo depois da estreia. A questão se difere com relação à atividade do dramaturgo, que, enquanto produtor de linguagem “fixa, passiva, inerte e surda”, tem seu texto pousado, horizontalmente, nas prateleiras das bibliotecas, sujeito a uma simples leitura até que seja (ou não) vitalizado pelos Poetas de Dioniso. A lida do Errante de Baco é vertical e já nasce morrendo. É efêmera, deslocável, seqüencial e líquida. Assim sendo, temos evanescência para o intérprete e durabilidade para o autor; imediatismo-mediatismo; instantaneidade-espera; presentidadeeternidade, respectivamente. Nenhum artista tem tão plena certeza de que suas operações de “manufatura” são trilhas de volatizações constantes como o ator, portador de um método artístico residido no inacabado. Ele sofre um confronto perturbável com o tempo, sem deixar lugar para o absoluto. Espetáculo pronto, não quer dizer findo, porque o que é cinético, o que é dinâmico e o que está na contemporaneidade de si mesmo, pela própria natureza, está sujeito a modificações permanentes. Ora, o mesmo personagem que energizado estava ontem em cena, hoje, já é outro, porque nós somos também outros a cada dia, em suporte perecível, como a vida. Por outro lado, não estamos nos referindo a fazer uma atuação a cada noite. Isto é caos e tende a enlouquecer o elenco, induzindo a montagem ao naufrágio. Propagamos a reiteração da mesma partitura, com recriações consecutivas. É ser capaz de tornar o “antigo conhecido” em “original desconhecido”. Um jogo! Uma estratégia! Um golpe de mestre! Se há engano certo naquele intérprete que julga ter chegado, na estreia, ao final de seu Processo de Criação, há engano também naquele que entende não precisar de tanto trabalho, de uma vez que sua atividade é fluida. Ao contrário, quanto mais liquidez, mais investimento em estudos, pesquisas de campo e bibliográficas, leituras, exercícios, formação requintada e exaustiva da aparelhagem técnica, da construção de um repertório que dê conta de tamanha volatilidade.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
a.Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartimiento del trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
b.Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
c.Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página web personal) o cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar alteraciones productivas, bien como aumentar el impacto y las citas al trabajo publicado (Vea El Efecto del Acceso Libre).