Perguntas e respostas: o uso da plataforma Yahoo Clever! como ferramenta de ensino de alemão como língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837244248

Palavras-chave:

Aprendizagem com internet, Autonomia, Autenticidade, Ensino de línguas estrangeiras

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e analisar experiências envolvendo a postagem de perguntas e respostas na plataforma Yahoo! Clever no ensino de alemão como língua estrangeira, focando nos aspectos da autenticidade de situações e desenvolvimento da autonomia e motivação dos aprendizes. Para isso, foi apresentado o planejamento e a realização de uma sequência didática em um curso livre para público universitário do nível A2 (QECR). Além da descrição da sequência, foram analisados os resultados das atividades na forma de postagens no website, além de excertos de entrevistas com alguns aprendizes. A partir da análise desses dados, foi possível perceber que atividades envolvendo a plataforma podem criar situações autênticas, engajando os aprendizes a interagir com a comunidade do site de forma significativa, mas também podem ser encaradas pelos aprendizes de forma inautêntica, o que leva a postagens artificiais que podem acarretar respostas negativas por parte da comunidade. Por fim, discute-se o papel do professor em levar os aprendizes a refletirem sobre a interação em ambientes não controlados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGUADO, Karin. Triangulation. In: SETTINIERI, Julia et al. (Orgs.). Empirische Forschungsmethoden für Deutsch als Fremd- und Zweitsprache: Eine Einführung. Paderborn: Ferdinand Schöningh, 2014, p. 47-56.

ANDRADE E SILVA, Mariana K. Participação enquanto princípio metodológico no ensino de alemão como língua estrangeira: aproximando aprendizes das comunidades da língua-alvo. Tese de Doutorado. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. (no prelo).

ANDRADE E SILVA, Mariana K. Autenticidade de materiais e ensino de línguas estrangeiras. In: Pandaemonium Germanicum, v.20, n. 31, 2017, p. 1-29.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Ed. Asa, 2001.

COSTA, Thais B. A influência da ferramenta digital “Google Tradutor” no processo de aprendizagem de língua inglesa. Domínios de Linguagem, Uberlândia, v. 6, n. 2, p.72-93, 2º Semestre, 2012.

FRITZ, Thomas & FAISTAUER, Renate. Prinzipien eines Sprachunterrichts. In: BOGENREITER-FEIGL, Elisabeth. (Org.): Paradigmenwechsel? Sprachenlernen im 21. Jahrhundert. Viena: VÖV Edition Sprachen 2, 2008, p. 125-133.

GEE, James Paul & HAYES, Elisabeth. Language and Learning in the Digital Age. Londres: Taylor & Francis, 2011.

MAYRING, Phillip A. Qualitative Inhaltsanalyse: Grundlagen und Techniken. Frankfurt: Beltz, 2015.

MÜLLER-HARTMANN, Andreas et al (org.). Lernen mit E-Mail und Internet: Spracherwerb und Potential vernetzter Lernumgebungen. In: KRUMM, Hans-Jürgen et al (org.). Handbuch Fremdsprachenunterricht.4. ed. Tübingen e Basel: A. Francke, 2003, p. 270-271.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Aplicativos móveis para aprendizagem de língua inglesa. Polifonia, Cuiabá, v. 24, n. 35/1, p.10-31, Jan/Jun, 2017.

PEREIRA, Rogéria Costa. Motivação para aprendizado de alemão em contexto extensionista. In: UPHOFF, Dörthe et al (org.). Alemão em contexto universitário: ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: FFLCH, 2019, p. 193-216.

VAN LIER, Leo. Interaction in the Language Curriculum: Awareness, Autonomy & Authenticity. Harlow: Pearson, 1996.

VASSALO, Maria Luisa & TELLES, João A. Aprendizagem de Línguas Estrangeiras In-Tandem: Princípios Teóricos e Perspectivas de Pesquisa. The Especialist, São Paulo, v. 27, n. 1, 2016, p.83-118.

WISNIEWSKA, Ingrid. Designing materials for teacher autonomy. English Teaching Forum, California, v. 36, n. 2, p.24-26, abr. 1998.

WEININGER, Markus J. Do aquário em direção ao mar aberto: mudanças no papel do professor e do aluno. In: LEFFA, V. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: EDUCAT, 2001, p. 41-68.

WIATER, Werner. Unterrichtsprinzipien. Donauwörth: Auer, 2001.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

Dossiê: Ensino e aprendizagem de alemão com mídias digitais

Como Citar

SILVA, Mariana Kuntz de Andrade e; ROVERAN, Henrique Elias. Perguntas e respostas: o uso da plataforma Yahoo Clever! como ferramenta de ensino de alemão como língua estrangeira. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 24, n. 42, p. 48–77, 2021. DOI: 10.11606/1982-8837244248. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/176696.. Acesso em: 23 nov. 2024.