Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-883727511

Palavras-chave:

Alemão como língua estrangeira, Gênero, Diversidade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir gênero enquanto categoria social na área de Alemão como Língua Estrangeira (ALE). A partir do exemplo de um material didático sobre a drag queen austríaca Conchita Wurst, elaborado com orientação pela aprendizagem cultural (Altmayer 2016; Fornoff 2016; Fornoff & Koreik 2020), abordamos as possibilidades de um ensino-aprendizagem de ALE no Brasil que seja sensível à diversidade. Para tanto, a partir dos estudos de gênero (Scott 1995; Lauretis 1994; Butler [1990] 2003), discutimos a categoria “gênero”, explorando suas relações com a linguagem, de modo a demonstrar sua pertinência no contexto de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Além disso, dialogamos com publicações anteriores que abordam questões de gênero na área de ALE (Peuschel 2018; Freese & Völkel 2022; Elsen 2018), acentuando aspectos envolvidos em discussões sobre gênero em sala de aula. Em seguida, apresentamos o material didático, relatando brevemente o contexto de produção, o processo de elaboração e descrevendo a unidade didática em si. Finalmente, defendemos que a unidade didática pode ser considerada uma contribuição para a promoção de um ensino-aprendizagem de ALE sensível à diversidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALTMAYER, Claus. Kultur als Hypertext. Zu Theorie und Praxis der Kulturwissenschaft im Fach Deutsch als Fremdsprache. München: Iudicium, 2004.

ALTMAYER, Claus (org.). Mitreden. Diskursive Landeskunde für Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Stuttgart: Klett, 2016.

AUSTIN, John Langshaw. How to do things with words. Oxford: Claredon Press, 1962.

AVELAR, Dani. Brasil tem um novo projeto de lei antitrans por dia e efeito Nikolas preocupa. Folha de S. Paulo. São Paulo, 20/03/2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2023/03/brasil-tem-um-novo-projeto-de-lei-antitrans-por-dia-e-efeito-nikolaspreocupa.shtml?utm_source=substack&utm_medium=email . Acesso em 26/03/2023.

BARROS, Alerrandre. Em pesquisa inédita do IBGE, 2,9 milhões de adultos se declaram homossexuais ou bissexuais em 2019. Agência IBGE notícias. São Paulo, 25/05/2022. Disponível em https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/33785-em-pesquisa-inedita-do-ibge-2-9-milhoes-de-adultos-se-declararam-homossexuais-ou-bissexuais-em-2019 . Acesso em 24/03/2023.

BOCZKOWSKA, Elzbieta. How gender became central to far-right politics. Green European Journal. 15/12/2022. Disponível em: https://www.greeneuropeanjournal.eu/how-gender-became-central-to-far-right-politics/?utm_source=substack&utm_medium=email. Acesso em 26/03/2023.

BORBA, Rodrigo. A linguagem importa? Sobre performance, performatividade e peregrinações conceituais. Cadernos Pagu, [S. l.], n. 43, 2014, p. 441–473. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645172. Acesso em 16/03/2023.

BOHUNOVSKY, Ruth; FREITAS, Alessandra de. De Dona Leopoldina a Conchita Wurst: materiais didáticos para aprendizagem cultural em níveis iniciais. In: UPHOFF, Dörthe; ARANTES, Poliana Coeli Costa (org.). Análise e elaboração de materiais didáticos: perspectivas teóricas para a problematização e produção crítico-reflexiva. No prelo.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 [1990].

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2020.

COTURNO DE VÊNUS E LIGA BRASILEIRA DE LÉSBICAS. Relatório descritivo 1ª etapa – quantitativo. Lesbocenso Nacional. 2021-2022. Disponível em: https://lesbocenso.com.br/relatorio-primeira-etapa. Acesso em 26/03/2023.

COUNCIL OF EUROPE. Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment. Companion Volume with New Descriptors. Disponível em: https://rm.coe.int/cefr-companion-volume-with-new-descriptors-2018/1680787989. Acesso em 15/05/2023.

ELSEN, Hilke. Gender in Lehrwerken. Feministische Studien, v. 36, n. 1, 2018, p. 178-187.

FLOOD, Alison. Pigs won’t fly in textbooks: OUP tell authors not to mention porks. The Guardian. 14/01/2015. Disponível em: https://www.theguardian.com/books/2015/jan/14/pigs-textbooks-oup-authors-pork-guidelines . Acesso em 25/05/2023.

FORNOFF, Roger. Landeskunde und kulturwissenschaftliche Gedächtnisforschung. Erinnerungsorte des Nationalsozialismus im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Baltmannsweiler: Schneider, 2016.

FREESE, Anika; VÖLKEL, Oliver Niels (org). Gender_Vielfalt_Sexualität(en) im Fach Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Munique: Iudicium, 2022.

GERLACH, David. Einführung in eine Kritische Fremdsprachendidaktik. In: GERLACH, David (org.). Kritische Fremdsprachendidaktik. Grundlagen, Ziele, Beispiele. Tübingen: Narr Francke Attempto, 2020, p. 7-32.

GOOGLE. Jorge Lafond’s 71st birthday. Arquivo de Doodles. 29/03/2023. Disponível em: https://www.google.com/doodles/jorge-lafonds-71st-birthday. Acesso em 06/04/2023.

KOREIK, Uwe.; FORNOFF, Roger. Ist der kulturwissenschaftliche und kulturdidaktische Bezug auf die Nation überholt? DACH-Landeskunde, Globalisierung und Erinnerungsorte. In: HÄGI-MAED, Sara.; MIDDEKE, Annegret.; SCHWEIGER, Hannes.; SHAFER, Naomi. (Org.). Weitergedacht! Das D-A-CH-Prinzip in der Praxis. Göttingen: Universitätsverlag, 2020, p. 37-67.

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, 206-241. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4033218/mod_resource/content/1/LAURETIS%2C%20Teresa%20de%20-%20%20A%20Tecnologia%20do%20Genero.pdf. Acesso em 02/02/2023.

MEIRELLES, Camila; BOHUNOVSKY, Ruth. Material didático online para o ensino de ALE no Brasil em níveis iniciais: um projeto e seus primeiros resultados práticos. Projekt, n. 61, 2022, p. 13-21.

MENEZES, Raquel Garcia D’Ávila. Diskursanalyse deutschsprachiger Raptexte zur Erstellung eines gendersensiblen DaF-Unterrichts im brasilianischen Kontext. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação da UFPR/Herder Institut, Curitiba/Leipzig, 2019.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da; FABRÍCIO, Branca Falabella. Por uma ideologia linguística responsiva às teorizações queer. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 21, n. 2, 2020, p. 370-387.

NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.

PENNYCOOK, Alastair. "Critical educational linguistics". Educational Linguistics, v. 1, n. 2, 2022, p. 219-237.

PESSOA, Fernanda. Orientadora é afastada de escola por defender democracia e direitos humanos. Portal Catarinas. Florianópolis, 06/04/2023. Disponível em: https://catarinas.info/orientadora-e-afastada-de-escola-por-defender-democracia-e-dh/. Acesso em 07/04/2023.

PESSOA, Rosane Rocha; HOELZLE, Maria José. Ensino de línguas como palco de política linguística: mobilização de repertórios sobre gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, SP, v. 56, n. 3, 2017, p. 781–800. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8649840. Acesso em 27/02/2023.

PEUSCHEL, Kristina. Aspekte von Gender in der Sprach(aus)Bildung Deutsch (als zweite, dritte und Folgesprache). In: DIRIM, Ínci; WEGNER, Anke (org.). Normative Grundlagen und reflexive Verortungen im Feld DaF_DaZ*. Leverkusen: Verlag Barbara Budrich, 2018, p. 344-362.

SCHOBER, Edith. Menschen A2, Text 19. Hueber Verlag, 2014. Disponível em: https://www.hueber.de/media/36/msn-aktuell-T19-Weltfrauentag.pdf. Acesso em 13/03/2023.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995, p. 71-99.

SIQUEIRA, Sávio. Se o Inglês está no mundo, onde está o mundo nos materiais didáticos de inglês? In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio (org). Materiais didáticos para o Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Contestações e Proposições. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 311-353.

STARIOLO, Malena. Levantamento quantitativo pioneiro na América Latina mapeia comunidade ALGBT no Brasil. Jornal da Unesp. 24/10/2022. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2022/10/24/levantamento-quantitativo-pioneiro-na-america-latina-mapeia-comunidade-algbt-no-brasil/. Acesso em 24/03/2023.

TAVARES, Fernando Guimarães; TIRABOSCHI, Fernando Franco. A cultura pop na perspectiva dos letramentos queer no ensino de língua inglesa. Revista Educação e Cultura em debate, v. 7, n. 1, 2021, p. 132-147.

UPHOFF, Dörthe. DaF, DaZ, DaT, Língua Adicional: Wissensordnungen und Subjektpositionen in der Didaktik des Deutschen als Nicht-L1. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 43, 2021, p. 38-65. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/182285. Acesso em 30/04/2023.

URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio. Letramentos queer na formação de professorxs de línguas: complicando e subvertendo identidades no fazer docente. Tese de Doutorado - Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras (FL), Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Goiânia, 2018.

VÖLKEL, Oliver Niels. Queering DaF und DaZ – Queersensible Zugänge für den Sprachunterricht. FREESE, Anika; VÖLKEL, Oliver Niels (org). Gender_Vielfalt_Sexualität(en) im Fach Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Munique: Iudicium, 2022, p. 88-107.

W23TV. Conchita Wurst über Toleranz und ihr Alter Ego “Tom Neuwirth”. 25/02/2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B1lqB7Fej3k. Acesso em 07/04/2023.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Alessandra de; BOHUNOVSKY, Ruth. Conchita Wurst: gênero e diversidade no ensino de alemão no Brasil. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 51, p. 1–26, 2023. DOI: 10.11606/1982-883727511. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/217978.. Acesso em: 15 maio. 2024.