Reflexões sobre práticas descolonizantes em educação linguística: compartilhando experiências com a língua alemã no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837275311

Palavras-chave:

decolonial, educação linguística, língua alemã, práxis pedagógica

Resumo

Este artigo tem como propósito investigar contribuições do debate decolonial no âmbito da educação linguística, com foco na língua alemã. Para tanto, apresento um breve panorama das perspectivas decoloniais, reconhecendo saberes locais historicamente invisibilizados. Nos moldes da pesquisa-ação e fundamentando-me no paradigma metodológico qualitativo-interpretativista, compartilho e analiso experiências didáticas no curso de graduação em Letras Alemão de uma universidade no sul do Brasil, considerando os deslocamentos na prática docente e inserindo sugestões de materiais à proposta inicial. Os resultados dessas experiências indicam a necessidade de transcender as fronteiras de um país europeu central como modelo idealizado. Ademais, constato a urgência de considerar o debate antirracista em educação linguística no contexto da língua alemã, além de uma demanda por maior compartilhamento de experiências, visando alternativas para o desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas críticas e decoloniais.

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Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Dossiê: Novas perspectivas, novas práticas e tensões no ensino de língua e literatura alemãs: sobre crises e demandas identitárias, insurgentes, decoloniais, antirracistas

Como Citar

NUNES, Elaine Cristina Roschel. Reflexões sobre práticas descolonizantes em educação linguística: compartilhando experiências com a língua alemã no Brasil. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 53, p. 11–37, 2024. DOI: 10.11606/1982-8837275311. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226887.. Acesso em: 12 out. 2024.