Atividades com Atravessamentos Decoloniais: insurgências epistêmico-ideológicas para uma pedagogia transgressora no ensino de alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/

Palavras-chave:

ensino de língua estrangeira, ensino de língua adicional, decolonialidade, cosmologia inca, pedagogia

Resumo

Esta pesquisa investiga como atividades de ensino de alemão com atravessamentos decoloniais podem contribuir para a reflexão acerca de valores ideológicos pós-coloniais. Para isso, a análise ocorreu baseada em duas atividades desenvolvidas sob a visão de pedagogias pós-coloniais e decoloniais, em uma turma que estuda alemão em um curso de línguas, de uma instituição pública, realizado de forma online. As atividades foram desenvolvidas em 2022 e tematizam a civilização Inca: a Atividade 1, aproveitando o tema transversal Férias e Viagens, logra deslocar o foco da aula de alemão da Europa para a América. A Atividade 2, por sua vez, contrasta aspectos cosmológicos presentes nas espiritualidades Inca e Judaico-cristã, por meio da percepção de ideologias presentes nessas concepções. Dessa forma, realizamos uma análise narrativa das atividades com as discussões dos estudantes em confluências registradas como atravessamentos decoloniais, a luz do referencial teórico referente aos preceitos pós-coloniais e decoloniais. Como resultado, evidenciamos que as atividades provocaram a identificação de oportunidades para se criar e experienciar “cracks”, ou seja, gretas decoloniais em espaços educativos. Nesse sentido, os estudantes refletiram sobre a postura atual da sociedade mantida na colonialidade, o papel e relevância da epistemologia originária e a valorização das identidades latino-americanas, o que evidencia valores ideológicos pós-coloniais em aulas de alemão.

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Publicado

2024-07-07

Edição

Seção

Dossiê: Novas perspectivas, novas práticas e tensões no ensino de língua e literatura alemãs: sobre crises e demandas identitárias, insurgentes, decoloniais, antirracistas

Como Citar

ZANCHET DA ROSA, Daniel; ROSA, Maurício. Atividades com Atravessamentos Decoloniais: insurgências epistêmico-ideológicas para uma pedagogia transgressora no ensino de alemão. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 53, p. 218–251, 2024. DOI: 10.11606/. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226902.. Acesso em: 8 jul. 2024.