O impacto de um intercâmbio acadêmico para a formação em Letras: o caso da Studienreise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-88372753385

Palavras-chave:

Studienreise, letras-alemão, aprendizagem intercultural, motivação, perspectiva crítica e decolonial

Resumo

Este artigo pretende discutir o impacto da participação no programa Studienreise, uma viagem acadêmico-cultural à Alemanha financiada pelo DAAD para 15 estudantes de Letras-Alemão da Universidade de São Paulo. O projeto para o pedido da verba para a viagem foi desenvolvido por uma docente da USP e realizado em cooperação com quatro universidades alemãs nas cidades de Berlim, Leipzig e Jena, além do engajamento ativo das estudantes envolvidas no programa. Para compreender as consequências da participação no projeto, a partir da perspectiva das estudantes, realizamos duas coletas de dados anônimas (antes e depois da viagem) por meio de questionários online. Este levantamento teve o intuito de averiguar o impacto da participação no programa tendo em vista os seguintes conhecimentos e experiências prévias e posteriores: língua e cultura alemã; objetivos individuais; motivação e participação; perspectivas futuras profissionais e pessoais. Os resultados indicam a grande relevância do envolvimento de estudantes de Letras-Alemão em programas como a Studienreise no que tange os seus conhecimentos e perspectivas profissionais, acadêmicas e individuais. Não obstante, foi possível observar a importância da preparação e seleção do projeto, das universidades parceiras e das estudantes envolvidas, como determinantes para experiências (inter)culturais e linguísticas críticas e decoloniais.

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Publicado

2024-07-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AQUINO, Marceli Cherchiglia; LIMA, Julia; COLAGRANDE MAILHO, Isabela; SILVA SOUZA, Jonathan Renan da; TEJO, Angela. O impacto de um intercâmbio acadêmico para a formação em Letras: o caso da Studienreise. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 53, p. 385–417, 2024. DOI: 10.11606/1982-88372753385. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/226911.. Acesso em: 13 nov. 2024.