O projeto Zeitgeist: construção de rede colaborativa para desenvolvimento de material didático local para o contexto acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1982-8837e243272

Palavras-chave:

materiais didáticos, ensino crítico, colaboração interinstitucional

Resumo

Este artigo visa relatar a constituição e o modo de trabalho no projeto Zeitgeist, formado em 2019 com o objetivo principal de elaborar um material didático para o ensino-aprendizagem de Alemão como Língua Adicional para o contexto acadêmico brasileiro, a partir de uma perspectiva crítica e decolonial. Desta forma, o foco está não no produto, mas no processo de criação de rede para o trabalho colaborativo, e nas dificuldades, desafios e possibilidades de trabalho num contexto interinstitucional de grande porte. Serão abordadas as formas de divisão do trabalho, o contato entre os membros remota e presencialmente, assim como as experiências com a pilotagem do material. Além disso, serão discutidos aspectos relacionados à produção de um livro didático de alemão em contexto local, como a seleção de fontes, a diagramação e o processo de revisão. Espera-se que o relato das experiências do grupo inspire a criação de novas redes e projetos envolvendo materiais didáticos de alemão no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE E SILVA, Mariana K. de. Autenticidade de materiais e ensino de línguas estrangeiras. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 20, n. 31, p. 1-29, 2017

ANDRADE E SILVA, Mariana K. de. Participação enquanto princípio metodológico no ensino de alemão como língua estrangeira: aproximando aprendizes das comunidades da língua-alvo. 2020. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-19022021-200907/. Acesso em: 11 jul. 2025.

AQUINO, Marceli; FERREIRA, Mergenfel V. Ensino de alemão com foco decolonial: uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist. Domínios da Linguagem, v. 17, p. 1-33, 2023.

ARANTES, Poliana. Imagens de aprendizes de ALE em livros didáticos e o disciplinamento dos saberes. Pandaemonium Germanicum, v. 21, n. 34, p. 1-30, 2018.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro comum europeu de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Edição portuguesa. Porto: Edições Asa, 2001. Disponível em: http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf Acesso em: 28/10/2024.

EICHHEIM, Hubert et al. Blaue Blume: Deutsch als Fremdsprache. Livro do Curso. Tradução: Paulo Oliveira; Susana Kampff Lages. 2. ed. rev. e ampl. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

HERZIG, Katharina et al. Zielgruppenorientierung zwischen Standardisierung und Differenzierung: DaF an lateinamerikanischen Hochschulen. Info DaF. Informationen Deutsch als Fremdsprache, v. 6, p. 591-627, 2015.

MACKENZIE, Fiona; BAKER, David. The editor's role in developing materials. In: NORTON, J.; BUCHANAN, Heather (orgs.). The Routledge Handbook of materials development for language teaching. New York: Routledge, 2022, p. 456-470.

OLIVEIRA, Paulo; LEDEL, Leandro. Zeitgeist: Modelando um projeto editorial com interface digital. Pandaemonium Germanicum, v. 24, p. 217-254, 2020.

UPHOFF, Dörthe. O caráter institucional do uso do livro didático no ensino de língua estrangeira. Revista Intercâmbio, n. 17, p. 131-141, 2008.

UPHOFF, Dörthe. O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. 2009. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468697. Acesso em: 22 junho 2025.

UPHOFF, Dörthe; ARANTES, Poliana C. C. Mudando os termos da conversa: questões decoloniais na produção de materiais didáticos para o ensino de alemão. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 14, p. 28-43, 2023.

WUCHERPFENNIG, Norma; OLIVEIRA, Paulo. Zur Implementierung eines hybriden Lehrwerkkonzepts am Beispiel von Zeitgeist. Kontexte – Internationale Zeitschrift für Germanistik, v. 2, n. 2, p. 125-135, 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-26

Edição

Seção

Dossiê: Cooperação e abordagens inovadoras no ensino e na formação de professores de alemão como língua estrangeira/adicional na América Latina

Como Citar

ELAINE CRISTINA ROSCHEL NUNES; MARIANA KUNTZ DE ANDRADE E SILVA; NORMA WUCHERPFENNIG; ROGÉRIA COSTA PEREIRA. O projeto Zeitgeist: construção de rede colaborativa para desenvolvimento de material didático local para o contexto acadêmico. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, v. 28, p. e250014, 2025. DOI: 10.11606/1982-8837e243272. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/243272.. Acesso em: 24 dez. 2025.