O projeto Zeitgeist: construção de rede colaborativa para desenvolvimento de material didático local para o contexto acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837e243272Palavras-chave:
materiais didáticos, ensino crítico, colaboração interinstitucionalResumo
Este artigo visa relatar a constituição e o modo de trabalho no projeto Zeitgeist, formado em 2019 com o objetivo principal de elaborar um material didático para o ensino-aprendizagem de Alemão como Língua Adicional para o contexto acadêmico brasileiro, a partir de uma perspectiva crítica e decolonial. Desta forma, o foco está não no produto, mas no processo de criação de rede para o trabalho colaborativo, e nas dificuldades, desafios e possibilidades de trabalho num contexto interinstitucional de grande porte. Serão abordadas as formas de divisão do trabalho, o contato entre os membros remota e presencialmente, assim como as experiências com a pilotagem do material. Além disso, serão discutidos aspectos relacionados à produção de um livro didático de alemão em contexto local, como a seleção de fontes, a diagramação e o processo de revisão. Espera-se que o relato das experiências do grupo inspire a criação de novas redes e projetos envolvendo materiais didáticos de alemão no Brasil.
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