Para uma interpretação do conceito de Bildungsroman
DOI:
https://doi.org/10.11606/1982-8837.pg.2005.73703Palavras-chave:
Romance de formação, Goethe, humanismo, práxis e contemplaçãoResumo
Neste artigo tenta-se compreender o sentido do chamado Romance de Formação. É feita uma curta analise do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe, obra modelo desse gênero narrativo. Argumenta-se que Goethe propõe, como ideal de busca para a formação do homem Humanista, a união entre a práxis e a contemplação. Discute-se também o Romance de Formação antimodelo: Henrique de Ofterdingen de Novalis.
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Publicado
2005-12-17
Edição
Seção
Literatura – Literatur
Licença
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Como Citar
QUINTALE NETO, Flavio. Para uma interpretação do conceito de Bildungsroman. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, Brasil, n. 9, p. 185–205, 2005. DOI: 10.11606/1982-8837.pg.2005.73703. Disponível em: https://revistas.usp.br/pg/article/view/73703.. Acesso em: 30 dez. 2024.