Revisão da distribuição geográfica, variação fenotípica e estado de conservação de Liolaemus fittkaui (Squamata: Liolaemidae), um lagarto endêmico dos Andes da Bolívia Central

Autores

  • Octavio Jiménez-Robles Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Museo Nacional de Ciencias Naturales Universidad de Granada
  • Pablo Butron-Galvez Universidad Mayor de San Simón
  • René Carpio Universidad Mayor de San Simón
  • Ignacio De la Riva Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Museo Nacional de Ciencias Naturales

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v15i1p7-20

Palavras-chave:

campos alpinos, habitat, polimorfismo, puna úmida, série de Liolaemus montanus.

Resumo

O lagarto raro e endêmico da Bolívia Liolaemus fittkaui foi considerado extinto na localidade dos parátipos. Atualmente a espécie está classificada como Vulnerável. Discutimos a credibilidade da suposta localidade dos paratipos, assim como o evento de extinção relatado. As observações apresentadas evidenciam que a distribuição de L. fittkaui é mais ampla do que havia sido relatada, estendendo-se quase 100 km ao longo das regiões altas da Cordilheira de Tiraque (Províncias de Chapare, Tiraque e Carrasco). A espécie mantém populações em áreas em que seu habitat está bem-preservado, algumas delas encontradas dentro dos limites do Parque Nacional Carrasco. Essa nova informação seguindo os critérios da IUCN, indica que a categoria Vulnerável é adequada para o estado de conservação de L. fittkaui. Outros registros da província Arque pertencem a Liolaemus variegatus e a uma espécie da série de L. montanus. Descrevemos a variação do padrão de coloração ventral dos machos; diferentemente do ventre esbranquiçado originalmente descrito, os machos parecem ser polimórficos, apresentando coloração branca, amarela, vermelha e combinações intermediárias. A distribuição de L. fittkaui e de suas formas de coloração ventral reflete uma distribuição espacialmente fragmentada na qual a evolução intraespecífica poderia resultar em uma estrutura genética marcada. A persistência de L. fittkaui e de outros endemismos confinados às regiões altas andinas parece depender da preservação dos campos da puna, um ecossistema geralmente sub-representado nos esforços de conservação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Octavio Jiménez-Robles, Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Museo Nacional de Ciencias Naturales Universidad de Granada

    Department of Biodiversity and Evolutionary Biology, Museo Nacional de Ciencias Naturales, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid, Spain. 

    Department of Biogeography and Global Change, Museo Nacional de Ciencias Naturales, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid, Spain.

    Department of Zoology, Universidad de Granada, Spain.

     

  • Pablo Butron-Galvez, Universidad Mayor de San Simón

    Centro de Biodiversidad y Genética, Facultad de Ciencias y Tecnología, Universidad Mayor de San Simón, Cochabamba, Bolivia.

  • René Carpio, Universidad Mayor de San Simón
    Centro de Biodiversidad y Genética, Facultad de Ciencias y Tecnología, Universidad Mayor de San Simón, Cochabamba, Bolivia.
  • Ignacio De la Riva, Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Museo Nacional de Ciencias Naturales

    Department of Biodiversity and Evolutionary Biology, Museo Nacional de Ciencias Naturales, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid, Spain. 

Downloads

Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jiménez-Robles, O., Butron-Galvez, P., Carpio, R., & De la Riva, I. (2016). Revisão da distribuição geográfica, variação fenotípica e estado de conservação de Liolaemus fittkaui (Squamata: Liolaemidae), um lagarto endêmico dos Andes da Bolívia Central. Phyllomedusa: Journal of Herpetology, 15(1), 7-20. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v15i1p7-20