Novas observações de predação de anuros e lagartos por aranhas de teia e de vida livre na Costa Rica.

Autores

  • Brian Folt University Museum of Natural History. Department of Biological Sciences and Auburn
  • Witold Lapinski University of Ulm. Institute of Evolutionary Ecology and Conservation Genomics

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v16i2p269-277

Palavras-chave:

Araneidae, aranhas, Ctenidae, Estación Biológica La Selva, predadores, presa, rãs, Reserva Biológica Tirimbina, Squamata.

Resumo

Estudos sugeriram que a predação por aranhas pode ser uma força importante na regulação da historia de vida de anuros e largartos Neotropicais, mas descrições detalhadas das relações predador-presa são escassas. Decrevemos aqui novas observações em que aranhas contribuem para a mortalidade de anuros e lagartos no nordeste da Costa Rica e corrigimos ou esclarecemos três erros de identificação de aranhas da literatura. Os predadores mais frequentemente observados foram aranhas-andarilhas (Ctenidae), que parecem ser predadoras generalistas de anuros e lagartos. Uma aranha-de-teia-orbicular (Araneidae) também contribuiu para a mortalidade de anuros, provavelmente depois que o animal ficou preso na teia. Estudos mais detalhados são necessários para elucidar o papel que a predação por aranhas exerce sobre a demografía de anuros e lagartos em florestas Neotropicais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Folt, B., & Lapinski, W. (2017). Novas observações de predação de anuros e lagartos por aranhas de teia e de vida livre na Costa Rica. Phyllomedusa: Journal of Herpetology, 16(2), 269-277. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v16i2p269-277