A comparative acoustic analysis of species of Vitreorana (Anura: Centrolenidae) from the Brazilian Atlantic Forest and Cerrado, with a description of the call of V. baliomma and insights into the taxonomic status of Cerrado populations
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v19i1p35-47Palavras-chave:
canto de anúncio, deslocamento de caráter, repertório vocal, simpatria, sintopia, Vitreorana baliomma, Vitreorana eurygnatha, Vitreorana franciscanaResumo
Uma análise acústica comparativa de espécies de Vitreorana (Anura: Centrolenidae) da Mata Atlântica e do Cerrado brasileiros, com a descrição do canto de V. baliomma e considerações sobre o status taxonômico de populações do Cerrado. Cantos de anúncio representam a forma primária de sinalização para reprodução na maioria dos anuros. Avaliar os principais padrões dentro e entre táxons de anuros pode auxiliar na delimitação de espécies e no entendimento de sistemas de comunicação acústica. Nesse trabalho, a vocalização de Vitreorana baliomma é descrita e novas descrições acústicas são fornecidas para V. franciscana e V. eurygnatha. Cantos entre populações em sintopia/simpatria ou alopatria foram comparados. A vocalização de V. baliomma é composta de dois tipos de cantos—A e B, e o Canto A considerado como o canto de anúncio. A vocalização de V. franciscana é composta por um único tipo de canto (Canto A), que é emitido isoladamente ou em séries. A vocalização de V. eurygnatha possui dois tipos de cantos; o Canto A é similar entre populações do Cerrado, enquanto que uma população da Mata Atlântica possui o Canto A com um padrão distinto. Os cantos de cada espécies do presente trabalho são pulsados; no entanto, os cantos diferem em duração do canto, organização dos pulsos, ou duração dos mesmos, e essas diferenças parecem refletir a condição de alopatria ou simpatria/sintopia entre populações. O padrão único observado para a população da Mata Atlântica de V. eurygnatha provavelmente representa o canto de anúncio da espécie nominal, e o canto distinto da população do Cerrado pode indicar diversidade críptica na espécie.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ESALQ-USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.