Phenology and mortality of embryos in a Colombian population of Nymphargus grandisonae (Anura: Centrolenidae)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v19i2p225-241Palavras-chave:
anfíbios, época de reprodução, infestação por larvas de moscaResumo
Fenologia e mortalidade de embriões em uma população colombiana de Nymphargus grandisonae (Anura: Centrolenidae). Estudos de fenologia e história natural dos anuros fornecem informações úteis para sua conservação. Isso é particularmente importante nos cenários atuais de doenças emergentes, altas taxas de desmatamento e mudanças climáticas. Monitoramos a época de reprodução da perereca-de-vidro Nymphargus grandisonae (Centrolenidae) e sua relação com a precipitação e a temperatura ambiental durante quatro anos em uma população localizada nos Andes Centrais da Colômbia, América do Sul. Além disso, registramos as causas de mortalidade nas desovas dessa espécie. Quantificamos a infestação por larvas de moscas e seus efeitos na sobrevivência dos embriões. Descobrimos que a atividade reprodutiva de N. grandisonae (número de machos vocalizando) foi sazonal e ocorreu nos meses de maior precipitação. A principal causa de mortalidade embrionária nas desovas esteve associada à infestação por uma mosca do gênero c.f. Cladochaeta (Drosophilidae). A sobrevivência de embriões em desovas infestadas foi significativamente menor do que naquelas não infestadas pelas larvas da mosca. Nossos achados fornecem dados básicos para o monitoramento da dinâmica populacional de anuros na região Andina usando a perereca-de-vidro N. grandisonae como modelo de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 ESALQ-USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.