Variação na composição de anfíbios e répteis em fragmentos de floresta das terras altas de Veracruz, México

Autores

  • Angel Ivan Contreras-Calvario MESÓFILA. Predio o Instalación para el Manejo de la Vida Silvestre Fuera de su Hábitat Natural (PIMVS)
  • Abigail Mora Reyes MESÓFILA. Predio o Instalación para el Manejo de la Vida Silvestre Fuera de su Hábitat Natural (PIMVS)
  • Rene Avalos Vela MESÓFILA. Predio o Instalación para el Manejo de la Vida Silvestre Fuera de su Hábitat Natural (PIMVS)
  • Jorge L. Castillo Juárez MESÓFILA. Predio o Instalación para el Manejo de la Vida Silvestre Fuera de su Hábitat Natural (PIMVS)
  • M. Delia Basanta Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Biología

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v20i2p139-150

Palavras-chave:

Diversidade alfa, Diversidade beta, Herpetofauna, Região montanhosa, Riqueza

Resumo

A região montanhosa de Veracruz central é uma das regiões herpetofaunísticas mais ricas do México. O gradiente topográfico dessa região está associado a diferenças climáticas que permitem a presença de comunidades herpetofaunísticas muito diversas. Analisamos as diferenças na diversidade da herpetofauna entre uma área urbana, uma floresta de pinheiros, uma floresta de carvalhos e uma mata ciliar no município de Camerino Z. Mendoza, Veracruz, México. Entre 2015 e 2017, realizamos censos mensais de dois dias em 69 fragmentos de uma área urbana, uma floresta ribeirinha, uma floresta de Quercus e uma floresta de Quercus-Pinus e analisamos diferenças em espécies entre estes fragmentos. Encontramos um total de 11 espécies de anfíbios e 33 espécies de répteis, e uma grande disparidade na composição e substituição de espécies entre locais. Nossos resultados aumentaram os registos de espécies dentro do município Camerino Z. Mendoza e mostraram uma grande variação na composição de anfíbios e répteis entre sítios, destacando o papel atual dessas florestas como reservatório de herpetofauna e a sua importância para futuras estratégias de conservação da região.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contreras-Calvario, A. I. ., Mora Reyes, A., Avalos Vela, R., Castillo Juárez, J. L., & Basanta, M. D. (2021). Variação na composição de anfíbios e répteis em fragmentos de floresta das terras altas de Veracruz, México. Phyllomedusa: Journal of Herpetology, 20(2), 139-150. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v20i2p139-150