Base sensorial da detecção de alimento em girinos de Polypedates maculatus (Anura: Rhacophoridae): uma abordagem experimental.

Autores

  • Santosh M. Mogali Karnatak University, Department of Zoology
  • Bhagyashri A. Shanbhag Karnatak University, Department of Zoology
  • Srinivas K. Saidapur Karnatak University, Department of Zoology

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v21i1p59-65

Palavras-chave:

Comportamento, Estágio de desenvolvimento, Estímulos químicos, Estímulos visuais, Larvas de anuros

Resumo

O mecanismo de detecção de alimento em girinos de Polypedates maculatus foi testado experimentalmente. Utilizamos um aquário retangular de teste com zonas de estímulo em seus extremos opostos, fornecendo exclusivamente alimento visual e/ou químico. Para o estímulos visual, espinafre cozido foi colocado dentro de um recipiente de vidro, e para os estímulo químico, espinafre cozido foi colocado em uma gaiola de tela nas zonas opostas do aquários de testes. Cada girino de P. maculatus (na fase inicial ou média de desenvolvimento) era mantido no centro do aquário para a aclimatação, sendo depois liberado e deixado que se aproximasse ou se afastasse do alimento das gaiolas. Os girinos de ambas as fases não conseguiram detectar o alimento por meio de sinais visuais. Passaram quase o mesmo tempo na zona que abrigava o alimento no recipiente de vidro e na zona oposta, mantida vazia. Os girinos de ambas as fases detectaram o alimento unicamente por meio de estímulos químicos. Nos testes com estímulos químicos, os girinos passaram a maior parte do tempo (69,3% para girinos na fase inicial e 87,3% para girinos na fase média) perto do recipiente que liberava sinais químicos, em comparação com os recipientes vazios ou apenas com estímulos visuais na zona oposta do aquário. Curiosamente, o estudo também mostrou que os girinos na fase média estão mais associados ao alimento (18,1% do tempo total) do que os girinos de fase inicial. Essas descobertas evidenciaram que os girinos de P. maculatus detectam o alimento por mecanismos sensoriais químicos em vez de visuais. Além disso, os girinos de fase média permanecem mais associados ao alimento do que os girinos de fase inicial, o que indica claramente que a taxa de forrageio aumenta nos girinos de fase avançada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mogali, S. M., Shanbhag, B. A., & Saidapur, S. K. (2022). Base sensorial da detecção de alimento em girinos de Polypedates maculatus (Anura: Rhacophoridae): uma abordagem experimental. Phyllomedusa: Journal of Herpetology, 21(1), 59-65. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v21i1p59-65