Um índice para avaliar o nível de vulnerabilidade a crocodilos em comunidades costeiras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v22i2p99-119Palavras-chave:
Crocodilo americano, Crocodylus acutus, Parâmetro biológico, Parâmetro espacial, Parâmetro institucional, Parâmetro social, Vida silvestreResumo
As interações negativas entre humanos e animais selvagens são um fenômeno recorrente em todo o mundo, originado dos habitats e recursos compartilhados entre ambos. Em várias comunidades costeiras, as interações negativas ocorrem devido à presença do crocodilo americano (Crocodylus acutus). Desenvolvemos um índice para avaliar o nível de vulnerabilidade das comunidades a esse réptil. A construção desse índice baseia-se no Índice de Sustentabilidade Aproximada desenvolvido por Gutiérrez-Espeleta em 1994. O Índice de Vulnerabilidade (IVU) é construído com base em vários indicadores em quatro parâmetros: social, biológico-ambiental, institucional e espacial. Esses indicadores são avaliados por meio de uma escala de desempenho e interpretação. O IVU atribui valores à condição de vulnerabilidade, que são apresentados em uma escala de cores correspondente a intervalos definidos. Para cada indicador, as categorias de referência e as escalas de classificação são representadas com cores de semáforo e classificações numéricas. O valor da IVU obtido para uma comunidade pode ser visualizado em um mapa e em uma figura correspondente, incluindo uma tabela de valores para os parâmetros avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ESALQ-USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.