Primeira descrição do mitogenoma da espécie ameaçada Erymnochelys madagascariensis (Testudines: Podocnemididae) e suas implicações para a conservação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v23i1p3-19Palavras-chave:
DNA mitocondrial, Pleurodira, Seleção purificadora, Tartaruga-de-cabeça-grande-de-madagascarResumo
Erymnochelys madagascariensis ocupa a primeira posição na lista de prioridades de répteis do programa EDGE of Existence. Esta espécie é a única descrita na família Podocnemididae encontrada fora da América do Sul e possui uma história evolutiva única para a herpetofauna de Madagáscar. Neste trabalho,apresentamos a primeira descrição do mitogenoma completo de E. madagascariensis. O mitogenoma montado é o terceiro e o menor mitogenoma descrito para Podocnemididae, com um comprimento de 16.421 pb, conteúdo de CG de 38% e apresenta 22 tRNAs, dois rRNAs, 13 genes codificadores de proteínas e uma região não codificadora. A ordem dos genes e o conteúdo de CG foram semelhantes ao mitogenoma das espécies de Podocnemis. A análise de pressão seletiva indicou que os genes codificadores de proteínas estavam sob seleção purificadora, com exceção de ATPase 8. A análise filogenética dos genes codificadores de proteínas de Pleurodira revelou que Myuchelys é grupo polifilético. Nossos dados demonstram que o mitogenoma pode ser uma ferramenta útil para avaliar a diversidade genética, uma vez que pode permitir a determinação de haplótipos entre populações naturais e detectar eventos de introgressão. Essas informações podem ter importantes implicações para a conservação, especialmente na concepção e implementação de áreas de reprodução protegidas e contribuir para programas com objetivos de repovoamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ESALQ-USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.