Respostas comportamentais de girinos de Sphaerotheca breviceps (Dicroglossidae), Duttaphrynus melanostictus (Bufonidae) e Polypedates maculatus (Rhacophoridae) a cairomônios e sinais dietéticos de um inseto predador raro, Ranatra elongata (Nepidae)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9079.v23i1p55-64Palavras-chave:
Atividade reduzida, Comportamento defensivo, Girinos, Interações predador-presa, Predadores senta-e-espera, Quimiorrecepção, Risco de predaçãoResumo
Os girinos de três espécies simpátricas de anuros, Sphaerotheca breviceps, Duttaphrynus melanostictus e Polypedates maculatus, usam a quimiorrecepção para detectar sinais de cairomônios e metabólitos excretórios de girinos predadores ativos de anuros (Hoplobatrachus tigerinus) que os consomem. Neste trabalho, descrevemos as respostas comportamentais dos girinos dessas três espécies a um raro inseto predador do tipo senta-e-espera, o nepídeo Ranatra elongata. Os cairomônios do predador (água condicionada por um predador faminto) ou cairomônios + metabólitos derivados da dieta (sinais dietéticos liberados na excreta do predador após o consumo de presas coespecíficas) foram usados para simular o risco de predação. Os girinos das três espécies não apresentaram respostas comportamentais aos cairomônios do predador. No entanto, todas as três espécies reduziram drasticamente os movimentos de natação e o tempo total gasto nadando e tiveram uma maior velocidade de explosão/velocidade de natação em resposta a sinais transportados pela água e liberados da excreta de predadores alimentados com presas coespecíficas. Como a presença de R. elongata não provoca comportamentos de defesa nos girinos dessas três espécies de presas, informação adicional relacionada à digestão de coespecíficos é necessária para eliciar comportamentos defensivos, sugerindo que a presença de cairomônios não é suficiente para provocar comportamentos de defesa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ESALQ-USP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
All material originally published in Phyllomedusa belongs to Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo. All contents are under a license of Creative Commons BY-NC-ND.

CiteScore: 0.7